Como fizemos o levantamento das Users Stories

Oi!

Tudo bem?

Em geral os materiais sobre Scrum não tratam muito bem como você deve levantar as necessidades/requisitos (users stories) do seu projeto, por outro lado existe a pressão do cliente em saber quando você vai entregar o sistema pronto.

Sabendo disso, fizemos o levantamento dos requisitos e geramos um documento de visão da solução, ele tinha mais de 73 regras de negócio, essas regras eram o escopo já dividido em pequenas partes.

Esse documento de visão tinha outros itens também como, premissas e arquitetura da solução, ele foi a base para fazermos uma primeira estimativa de esforço e prazo de entrega para o cliente.

O Scrum começou de verdade após a aprovação do projeto, pegamos as regras de negócio e fizemos delas as nossas users stories, algumas estavam muito abrangente e por esse motivo tivemos que quebrá-las em user stories menores exemplo:

Estrutura de uma user story

Estrutura de uma user story

“O analista financeiro deverá ser capaz de selecionar um ou mais títulos para realizar o pagamento de uma única vez.”

Quando você for escrever ou analisar uma user story, tente pensar nos pequenos passos que o usuário dará na aplicação, isso vai gerar por exemplo 40, 50 ou mais user stories em uma única entrevista. Não se preocupe se a história está pequena o suficiente, pois todas elas vão passar por uma revisão no planejamento da Sprint e poderão ser agrupadas com outras ou divididas ainda mais.

O importante de cada história é ser palpável, isso significa, poder testá-la e entregá-la ao cliente ao final da Sprint.

Bom é isso ai, até o próximo post!

Fonte da imagem: http://www.knowledge21.com.br/sobreagilidade/user-stories/como-e-user-story/#!prettyPhoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *